Queda de Árvore - O Seguro Cobre?
Descubra se o seguro de automóvel cobre queda de árvore sobre o veículo!
Queda de árvores sobre veículos é um evento inusitado, mas pode acontecer. Eu particularmente já vi algumas vezes no períodos de chuvas: uma vez, após um temporal, um tronco que esmagou o carro completamente, num caso de perda total. Outra vez, após um vendaval, em que uma árvore frondosa caiu de determinada maneira que o carro ficou “engaiolado” por baixo dos largos galhos, mas sem grandes dados, numa situação de perda parcial. Em cada um desses casos, vale a pergunta: o seguro de automóvel cobre queda de árvore sobre o veículo? De quem é a responsabilidade pelos danos?
Seguro à prova de árvores
Podemos dizer que o seguro de automóvel é à prova de árvores (rs!) pois cobre sim danos ao veículo em decorrência de queda de árvores.
Como funciona a cobertura contra queda de árvores?
A cobertura do seguro contra esse tipos de risco funciona exatamente igual as demais coberturas do seguro, como colisão:
- Em caso de perda parcial, há a cobrança de franquia e o seguro paga o restante do conserto que ultrapassar a franquia.
- Em caso de perda total não há cobrança de franquia e o seguro fará indenização integral com base no percentual contratado da Tabela FIPE.
Município é responsável pelos danos por queda de árvores?
Há ainda outra questão fundamental neste assunto. Ainda que haja cobertura do seu seguro de carro, uma vez que as árvores no geral estão em vias públicas e seus cuidados são de responsabilidade de determinada secretaria municipal, os danos causados por elas não seriam de responsabilidade do município?
Pelas nossas pesquisas, não há uma resposta certa, dependendo das circunstâncias. Nesta matéria é mostrado que nos casos jurídicos em que a falta de cuidados (como poda, prevenção de cupins etc.) é fator determinante na queda da árvore, é possível recorrer ao município para exigir a indenização dos prejuízos.
Nos casos de queda por vendavais, raios, temporais e outros fatores naturais e imprevisíveis, dificilmente se pode responsabilizar alguém, pois não há nexo causal entre a “força da natureza” e a responsabilidade do município em cuidar das árvores. Nesses casos, quando houve ganho de causa por parte da vítima ganhando o direito a indenização, não foi pelo acidente em si, mas no geral pela negligência da entidade responsável em prestar assistência e socorro.
O melhor seguro é a prevenção
Ainda que o seguro cubra quedas de árvores e que em alguns casos seja possível recorrer ao município, não custa evitar acidentes e se prevenir desse tipo de risco. Algumas dicas básicas podem ajudá-lo nesse sentido:
- Em chuvas com raio ou ventos fortes são maiores as chances de queda de árvores por isso nessas situações: 1) Evite dirigir – não custa esperar a chuva passar!; 2) Não deixe o carro estacionado na rua, especialmente próximo árvores ou praças arborizadas – procure por estacionamentos fechados que possibilitem a proteção do seu carro.
- Árvores velhas, com cupim ou mal podadas tem mais chances de queda, por isso evite sempre estacionar perto delas e informe o risco à secretaria responsável de seu município.